ENC: Sachtleben

Hallo Ulrich,

In Blumenau gab es eine Familie SACHTLEBEN, Nachfahren von Ludwig (?), der aus Quedlinburg stammt und in 1852 nach Blumenau auswanderte!

MfG,

Marcos Schroeder

SACHTLEBEN, August Data de nascimento: 20 de fevereiro de 1868 em Blumenau Nome do pai: Luis Sachtleben – vendeiro Nome da mãe: Christiane geb. Koehler e faleceu

SACHTLEBEN, August Comerciante, filho de Luis Sachtleben e Emilie geb. Hess. Faleceu com 21 anos, e foi sepultado no Cemitério Evangélico em 2 de março de 1889 em Blumenau

SACHTLEBEN, Carola Filha de Hermann Sachtleben. Casou com Paulo Grossenbacher. Mãe do vereador Júlio Grossenbacher. Foto em I-33.

SACHTLEBEN, Emilie Nascido em 4 de agosto de 1861 em Blumenau, filha de comerciante Luiz Sachtleben e Emilie geb. Hess. Casou-se pelo pastor Sandrezcki em 21 de dezembro de 1885 em casa de Luis Sachtleben com Maximilian Gusta Labes.

SACHTLEBEN, Gustav Fabricante de sabão, nascido a 3 de abril de 1860 em Blumenau, filho de comerciante Luis Sachtleben e Emilie geb. Hess. Como padrinhos foram Herr Spierling, Gustav Boffe, Sophie Haertel e Friederike Keiner. Casou-se pelo pastor Sandrezcki em 20 de julho de 1886 em Blumenau com Hanna DOROW.

SACHTLEBEN, Hermann Filho de Luiz Sachtleben. Comerciante em Blumenau. Seu negócio e residência ficavam na rua 15 de novembro. Uma de suas filhas era casada com Paulo Grossenbacher, pai do vereador Júlio Grossenbacher.

SACHTLEBEN, Luiz Nasceu a 4 de janeiro de 1835 em Quedlinburg, filho de August Sachtleben e Dorothea Saalfeld. Imigrou em Blumenau com a primeira grande leva de imigrantes em 18 de agosto de 1852. Casou-se pelo pastor Hesse em 3 de outubro de 1857 com viúva de Ernst Haertel, Emilie geb. von Hess. Jardineiro de profissão. Aprendeu logo o idioma nacional e adaptou-se facilmente à vida do país, tendo se empregado em algumas fazendas nacionais. Nos primeiros tempos no Brasil, trabalhou como diarista, empreiteiro, derrubador de toras, serrador, puxador de toras e arrendatário de serraria. Depois foi gerente da primeira Cooperativa e em seguida, negociante por conta própria, proprietário de serrarias, exportador de madeiras etc. Foi, desde os começos da Colônia juiz de paz, juiz municipal, delegado de polícia, vereador etc., cargos todos honoríficos. Em 1892 viajou para a Alemanha para, como representante e procurador da Companhia de Navegação Fluvial a vapor Itajaí-Blumenau, acompanhar a construção do vapor Blumenau. Ali colheu-o a morte, em Blankenburg am Harz, com a idade de 60 anos. Foi um dos principais idealizadores da Companhia de Navegação. Foi eleito para a primeira Câmara Municipal de Blumenau, no dia 1º de julho de 1882. Assinou, juntamente com outros, a declaração publicada em 31 de maio de 1883 pelo Blumenauer Zeitung defendendo o Dr. Fritz Müller de acusações que lhe foram feitas, dias antes, pelo Immigrant. Em 1869 comprou do Dr. Blumenau um terreno. Ver escritura (doc. 6, pasta 1 – documentos diversos). Era um dos membros da Comissão Municipal da Sociedade Central de Imigração (José Deeke: Das Munizip Blumenau, tomo II, p. 39). Ver foto em “Gedenkbuch”, de G. Entres, p. 49. Idem em “Der Urwaldsbote”, nº comemorativo do 75º aniversário de fundação de Blumenau, fevereiro de 1926.

SACHTLEBEN, Luiz Nascido a 11 de fevereiro de 1866 em Blumenau, filho de comerciante Luiz Sachtleben e Emilie von Hess. Casou-se pelo pastor Sandrezcki em 19 de março de 1889 em Blumenau com Luise Hohl.

SACHTLEBEN, Marie Emilie Nascida em Blumenau a 6 de julho de 1858, filha de Luiz Sachtleben e Emilie geb. Hess. Foram padrinhos Theodor Schroeder e Frau Mueller. Faleceu em 21 de agosto de 1860 com 2 anos de idade.

SACHTLEBEN, Marie Emilie Catharina Data de nascimento: 2 de fevereiro de 1890 em Blumenau Nome do pai: Louis Sachtleben – comerciante Nome da mãe: Luise geb. Hohl Padrinhos: Emilie Sachtleben, Catharina Germer, Marie Haertel

SACHTLEBEN, Rosa Data de nascimento: 13 de fevereiro de 1863 Nome do pai: Louis Sachtleben – comerciante Nome da mãe: Emilie geb. Hess

------- Mensagem encaminhada -------